Servidores do RH e da Folha de Pagamento participam de capacitação com técnicos do Instituto de Prev
03/09/2019Os servidores da Coordenação de Recursos Humanos (CREH) e da Folha de Pagamento do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participaram de uma capacitação realizada por técnicos do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) na manhã de quarta-feira (28/08), na sala de capacitação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). Os principais temas abordados foram regras e tipos de aposentadoria; certidão de tempo de contribuição; cálculo de proventos – remuneração de servidor público; e pensão por morte.
A equipe do IPAJM responsável pelo treinamento contou com a diretora técnica, Mariana Gonçalves, a gerente de Benefícios, Liane Mara, e as subgerentes de Fixação e Revisão (SFR) e de Cadastro e Tempo de Contribuição (SCT), Cleonice Guarnier e Kelli Xavier, respectivamente.
“O encontro realizado foi enriquecedor, pois nos trouxe esclarecimentos de dúvidas com relação ao Regime de Previdência de que fazemos parte: os tipos de aposentadoria, abono permanência, serviços prestados pelo IPAJM, como a perícia médica, e sobre os segurados e dependentes”, salientou a gerente da Folha de Pagamento, Jacirlene Costa Gonçalo.
O gerente da Coordenação de Recursos Humanos, Daniel Krettli Pereira, considerou proveitoso e esclarecedor o conhecimento compartilhado na capacitação. “Foi possível adquirir noções essenciais sobre a temática previdenciária, a fim de habilitar os servidores da área a instruírem adequadamente os processos de aposentadoria, certidão de tempo de contribuição e averbação, por exemplo, destinados ao IPAJM, assim como fornecerem informações primordiais quando do surgimento de demandas dos membros e servidores relativas ao tema”, destacou Daniel.
“Este tipo de treinamento tem por objetivo orientar e atualizar os servidores em relação a assuntos que eles lidam no dia a dia no trabalho e têm relação direta com o Instituto. Por exemplo, o primeiro passo para quem está prestes a se aposentar é ter em mãos a Declaração de Tempo de Contribuição (DTC) – que atesta o tempo total contribuído – e esse documento, no caso de servidor público efetivo do MP, é requerido no próprio setor de RH desse órgão”, explicou a diretora técnica do IPAJM.
“O alinhamento de informações é essencial para que as atividades sejam desenvolvidas com mais celeridade e de forma mais integrada. Por isso, capacitações como essa são imprescindíveis”, disse a gerente de Benefícios da autarquia.
O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio-reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.