MPES participa de reuniões com ministro da Justiça no Estado

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou de reuniões com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que cumpriu diversas agendas hoje (29/10) no Estado. Pela manhã, a secretária-geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, e os coordenadores do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), Sérgio Alves Pereira, e do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), Paulo Panaro Figueira Filho, tiveram assento na reunião em que o governador Renato Casagrande apresentou ao ministro o programa “Estado Presente em Defesa da Vida”, de prevenção e enfrentamento à violência.

Fotos das reuniões

A reunião foi realizada no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais. A secretária-geral do Gabinete do PGJ representou o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva. Os coordenadores do Getep e do NCAP, por sua vez, já participam regularmente das discussões de acompanhamento do programa Estado Presente.

Durante os trabalhos, o governador apresentou ao ministro os avanços na segurança pública, com redução dos índices de homicídios, e as medidas realizadas no sistema prisional para enfrentar os desafios da superlotação carcerária.

Município

À tarde, o MPES participou da reunião do ministro Sérgio Moro com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na sede da Prefeitura de Cariacica, com as presenças do governador e do prefeito do município, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho. O GGIM conta com integrantes do MPES, Polícia Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, agentes municipais de trânsito, que realizam em encontros mensais para a discussão de ações de prevenção e enfrentamento ao crime.

Representaram o MPES na reunião os promotores de Justiça de Cariacica Cláudia Torres Sasso, Delano Oliveira Bersan, José Lauro Herzog Filho e Vanessa Monteiro Fraga de Barros. Durante o encontro, o ministro conversou com representantes dos órgãos do sistema de Justiça e Segurança Pública e avaliou o andamento do programa “Em Frente Brasil”, implantado em Cariacica desde agosto para o combate da criminalidade violenta.