OPERAÇÃO “STRATEGIA” – NOTA 1
31/10/2019O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Militar, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagraram hoje (31/10) a Operação “Strategia”. O objetivo é desarticular a atuação de célula da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), atuante no município de Vila Velha, e colher provas das atividades criminosas no Estado.
A operação consiste, inicialmente, no cumprimento de nove mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juízo da 7ª Vara Criminal de Vila Velha. Até o momento foram presas quatro pessoas.
As investigações tiveram início em abril de 2019 e permitiram colher evidências suficientes para subsidiar os mandados de prisão e de busca e apreensão. Durante as apurações, foram presas três pessoas e apreendidos 1,6 quilo e 643 buchas de maconha, 642 gramas de pasta base de cocaína, 376 papelotes de cocaína e 272 pedras de crack.
Para o MPES, as provas colhidas até o momento são suficientes para oferecimento de denúncia pelo crime de participação na organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), tráfico, associação para o tráfico, dentre outros.
Ao todo, cinco promotores de Justiça do Gaeco, 34 policiais militares, 12 policiais militares da Diretoria de Inteligência (Dint), um delegado de polícia, dois escrivães e 11 policiais civis, participam dos trabalhos de deflagração da fase ostensiva da Operação “Stratégia”.
Fotos do material apreendido durante as investigações: