MPES realiza projeto de ressocialização ‘Hora de Sair e Voar’

Com o objetivo de promover a ressocialização de detentos, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), realiza o projeto de remição de pena “Hora de Sair e Voar”. O projeto consiste em incentivar a leitura e a produção de textos da literatura clássica e de temas como a valorização humana dos internos. No dia 23 e 25 de outubro, foram encerradas turmas na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) e no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), respectivamente.  Ao todo, 39 internos receberam a certificação.

O ciclo completo do projeto tem duração de seis meses, com a leitura de 5 livros e reuniões de discussões dos capítulos e de orientação para que os internos escrevam a própria história. O projeto é desenvolvido em parceria com voluntários da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Vila Velha e com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

O evento de encerramento da turma da PSVV contou com a apresentação de um rap de autoria de um interno, no qual foram feitas homenagens aos voluntários do projeto. No Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), o evento teve a apresentação do coral das internas, que foram ensaiadas por voluntários da Igreja Assembleia de Deus de Vila Velha.

As duas turmas começaram com mais de 50 detentos, no entanto, em razão de incidentes de execução penal, ou seja, progressões, livramento condicional, monitoramento eletrônico e trabalho externo, foram reduzidas. Na penitenciária de Vila Velha, 22 internos receberam o certificado e, no centro prisional de Cariacica, 17 internas finalizaram o projeto. 

Foto 1

Foto 2

Foto 3