OPERAÇÃO “STRATEGIA”: preso mais um integrante de facção criminosa
01/11/2019O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), informa que foi cumprido nesta sexta-feira (01/11), em Vila Velha, mais um mandado de prisão referente à Operação “Strategia”, deflagrada ontem (31/11) nos municípios de Vila Velha, Serra, Cariacica e São Roque do Canaã. Conhecido como “CL”, o preso integra a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e era responsável pelo desenvolvimento do tráfico de drogas no Estado, organizando “consórcios” de traficantes interessados em adquirir drogas a serem enviadas pela facção.
Com ele foi apreendido um documento da facção. “CL” já foi condenado por roubo e, por essa razão, havia um mandado de prisão em aberto contra ele, além de outro mandado de prisão em um processo em que ele é réu por crime de homicídio.
Na quinta-feira, foram presos três homens e duas mulheres. Todos os presos foram levados para o Complexo Penitenciário de Viana.
A Operação “Strategia” foi deflagrada pelo MPES, por meio do Gaeco, e pela Polícia Militar, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). O objetivo é desarticular a atuação de célula da facção PCC, no município de Vila Velha, e colher provas das atividades criminosas no Estado.
Também foram cumpridos durante a operação cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juízo da 7ª Vara Criminal de Vila Velha, nos bairros São Conrado, em Vila Velha, São Geraldo II, em Cariacica, Jardim Carapina, na Serra, e no município de São Roque do Canaã.
Saiba mais
As investigações tiveram início em abril de 2019 e permitiram colher evidências suficientes para subsidiar os mandados de prisão e de busca e apreensão. Durante as apurações, foram presas três pessoas e apreendidos 1,6 quilo e 643 buchas de maconha, 642 gramas de pasta base de cocaína, 376 papelotes de cocaína e 272 pedras de crack.
Para o MPES, as provas colhidas até o momento são suficientes para oferecimento de denúncia pelo crime de participação na organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), tráfico, associação para o tráfico, dentre outros.
A Operação “Stratégia” é a segunda no ano coordenada pelo Gaeco, com a participação da Polícia Militar e Polícia Civil, com o objetivo de sufocar a ação do PCC no Espírito Santo. Em 19 de fevereiro deste ano, foi deflagrada a Operação Comando, que prendeu cinco pessoas integrantes da facção. Por questão de estratégia, duas pessoas foram presas antes dessa ação principal, no dia 14 de fevereiro.
Ao todo, cinco promotores de Justiça do Gaeco, 34 policiais militares, 12 policiais militares da Diretoria de Inteligência (Dint), um delegado de polícia, dois escrivães, 11 policiais civis, participaram dos trabalhos de deflagração da fase ostensiva da Operação “Stratégia”.