MPES participa de encontro da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), promotor de Justiça Rafael Calhaus Bastos, participou da reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), em Belo Horizonte, Minas Gerais. No encontro, foram apresentados os resultados e produtos construídos e implementados ao longo de 2019 pelas diversas instituições brasileiras que integram a coalização contra o crime. Os participantes também definiram as metas para 2020.

A ENCCLA é a principal rede a reunir uma diversidade de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, além de representantes das esferas estadual, federal e municipal, para formulação de políticas públicas e articuladas voltadas ao combate à corrupção e lavagem de ativos.

“Mais de 80 órgãos públicos e privados se reuniram para traçar ações de prevenção e de repressão à corrupção e à lavagem de dinheiro. Foram eleitas ações que serão trabalhadas durante o ano. O MPES participou como convidado este ano em razão da atividade do Laboratório do MP junto ao comitê gestor da Rede LAB-LD. É um fórum muito importante para o combate à corrupção e lavagem de dinheiro, que aproxima muito as instituições”, ressaltou Rafael Calhau.

O comitê gestor da Rede LAB-LD é um colegiado consultivo responsável pelo apoio estratégico às tomadas de decisão que visam integrar as atividades dos Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro.

Mais informações do evento da ENCCLA:

http://enccla.camara.leg.br/noticias/resultados-da-enccla-2019-priorizam-inteligencia-digital-na-analise-de-dados-e-projetos-de-lei-contra-lavagem

Foto 1

Foto 2