MPES participa de ação de enfrentamento à violência contra as mulheres
09/12/2019Para combater a violência contra as mulheres e informar a sociedade como e onde procurar ajuda, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências Domésticas e de Gênero em Defesa das Mulheres (Nevid) da 17ª Promotoria de Justiça Criminal de Vila Velha, promoveu uma ação integrada com diversas entidades e movimentos de mulheres nesta segunda-feira (09), no Terminal do Transcol do Ibes em Vila Velha.
Durante o dia, profissionais esclareceram dúvidas e distribuíram materiais impressos informativos, numa tentativa conjunta de enfrentar todos os tipos de violência contra a mulher, por meio da informação. A sensibilização faz parte da “Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”.
Os homens também receberam fitas e laços brancos em sinal de apoio à campanha. Participaram da ação a Secretaria Municipal de Assistência Social de Vila Velha, o Centro de Referência do Atendimento Especializado à Mulher em Situação da Violência Doméstica de Vila Velha (Cramvive), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), a Comissão da Mulher Advogada da OAB de Vila Velha, os movimento de mulheres Bertha Lutz, Canela Verde e Fazendo a Diferença, e o Fórum Capixaba de Homens pelo fim da violência contra mulheres.
De acordo com a coordenadora do Nevid, a promotora de Justiça Claudia Albuquerque Garcia, a escolha do local foi pela grande circulação de pessoas. “Queremos levar informação e apoio ao maior número de mulheres possível e estar sempre próximos da sociedade para que todas as mulheres possam viver sem violência”. Ela destacou ainda a importância de buscar ajuda. Uma das possibilidades é o Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha (Cramvive), em Vila Velha, que pode auxiliar as vítimas inclusive nos períodos da noite e nos finais de semana. O plantão do Cranvive funciona das 18h às 23h e pode ser acionado pelo telefone 99873-6343.