Iema abre seleção para agentes de desenvolvimento ambiental após TCA com MPES

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) abriu seleção para os cargos de Agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos. O processo seletivo está previsto nos Termos de Compromisso Ambiental nº 035/18 e nº036/18 firmados  pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Iema e pelas empresas do Complexo de Tubarão, Vale S/A e Arcelormittal Brasil S/A, com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

Os termos preveem, entre outras medidas, o acompanhamento de atividades de licenciamento ambiental e fiscalização, no âmbito das unidades administrativas do Iema. Os agentes selecionados serão responsáveis por atividades relacionadas à fiscalização e ao monitoramento de recursos naturais e fauna, bem como a produção de projetos e relatórios voltados para o licenciamento ambiental.

Um dos pontos principais dos Termos de Compromisso firmados em 2018 é a criação do Observatório Ambiental do MPES. Inédito no âmbito dos Ministérios Públicos do país, o observatório terá o propósito de auxiliar na fiscalização do cumprimento desses termos e dar suporte a investigações e análises de questões ambientais desenvolvidas pelo MPES.