MPES dá continuidade ao trabalho de recuperação do córrego Laripe

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça da Serra, realizou a terceira reunião para acompanhar o trabalho de recuperação do córrego Laripe, localizado do Balneário de Manguinhos. Na reunião, o Grupo de Trabalho constituído pelo município informou que as obras de implantação de rede de esgoto nos bairros serão finalizadas ainda em 2020.
 
O grupo informou, ainda, que limpezas têm sido feitas no córrego para retirada de lixo e que fiscais irão aos bairros para verificar se as residências localizadas em ruas atendidas por rede de esgoto já estão ligadas à rede.
 
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma), da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e da empresa concessionária do serviço de esgoto no município, Ambiental Serra. Também estiveram presentes representantes dos bairros que compõem a bacia do Laripe: Manguinhos, Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Ourimar e Praia da Baleia.
 
Em 2019, o MPES instaurou procedimento para apurar as causas da poluição do córrego Laripe e foi constatado que a principal causa é o lançamento de esgoto sem tratamento, por ligação de residência à rede pluvial ou diretamente no córrego, principalmente, por residências irregulares.
 
 
Foto: G1