MPES investiga contágio por Covid-19 em abrigo de idosos de Vitória
08/04/2020O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 11ª promotora de Justiça Cível de Vitória, requisitou de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) do município informações dos casos suspeitos e confirmados de infecção por Covid-19 e se houve algum óbito no local. Também quer saber dados completos do estado de saúde de cada um dos pacientes e funcionários e se foi possível identificar a origem da contaminação por Covid-19 no estabelecimento. Pediu informações quanto à notificação dos familiares e que tipo de acompanhamento os pacientes estão recebendo, após a confirmação dos casos da doença.
No procedimento que apura o caso, também foi oficiada a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária do município, para que informe quais providências foram adotadas quanto à contaminação pelo novo coronavírus na instituição de acolhimento de idosos.
Desde a decretação do estado de emergência no Espírito Santo em razão da pandemia do novo coronavírus, o MPES tem notificado as ILPIs em todo o território capixaba para que reforcem as medidas de cuidado e higiene, de forma a aumentar a proteção nesse segmento mais vulnerável à Covid-19.