MPES reforça monitoramento de instituições de idosos em todo o Estado
18/04/2020Com o objetivo de reforçar o monitoramento de todas as 91 instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) do Estado, durante a pandemia do novo coronavírus, o Centro de Apoio Operacional Cível e de Defesa da Cidadania (CACC) desenvolveu e encaminhou a esses serviços um formulário eletrônico com uma série de questionamentos. Elaborado na plataforma Microsoft Forms, seguindo modelo organizado pela equipe técnica do CACC, o questionário terá de ser respondido pelas instituições às segundas e quintas-feiras, a partir de 16 de abril, durante a vigência do Decreto Estadual nº 4593-R, de 13 de março de 2020. O decreto constituiu o estado de emergência em saúde pública no Espírito Santo.
O MPES será informado das admissões de idosos, óbitos, casos suspeitos e confirmados de contaminações pela Covid-19 nas ILPIs, entre outras informações. O MPES questiona, por exemplo, o total de pessoas acolhidas, de idosos e funcionários contaminados pelo novo coronavírus, se houve afastamento de funcionários, exceto por folgas, férias ou licença maternidade, desde o dia 13 de março de 2020, entre outros dados.
Com base nas respostas, o CACC poderá aprofundar a análise nas instituições com sinais de alerta quanto a admissão, desligamento e óbito de usuários, além do afastamento de funcionários. O objetivo é assessorar, orientar e sugerir medidas aos promotores de Justiça naturais. O envio desse formulário ao Centro de Apoio não isenta os serviços de prestarem informações às Promotorias de Justiça.
O total de ILPIs do Estado e diversas outras informações desses serviços podem ser consultados na ferramenta do Panorama de Acolhimento Institucional de Pessoa Idosa (Paipi), elaborado pelo MPES e disponível no site da instituição. Clique aqui para acessar o Paipi.