MPES notifica Prefeitura de São Mateus para impedir aglomerações em praias de Guriri

Visando evitar aglomerações de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus, principalmente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de São Mateus, notificou a prefeitura e a Câmara de São Mateus para que adotem, imediatamente, medidas para proibir a permanência nas praias, bem como na faixa de areia, do Bairro Guriri.  O MPES requer que a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e Posturas e a Polícia Militar sejam mobilizadas para fechar os acessos de ruas do balneário e dispersar frequentadores.

Além disso, para aumentar o isolamento social no balneário, o MPES reforçou que sejam adotadas as medidas de suspensão do consumo presencial em estabelecimentos comerciais e que sejam implantadas barreiras sanitárias nas entradas de Guriri. O objetivo é restringir o acesso de pessoas não residentes no local que apresentem sintomas da Covid-19 e alertar a população para a importância de medidas mais restritivas. O balneário de Guriri registra 85 dos 306 casos confirmados de pacientes com a doença em todo o município de São Mateus.

O MPES recebeu, no dia 5 de maio de 2020, uma manifestação da Ouvidoria da instituição que alertava para a intensa movimentação de pessoas sem máscaras nas praias do Bairro de Guriri e para a realização de festas no interior de residências e fluxos de turistas, “ocasionando aglomeração e intensificando os riscos de contaminação”. 

A notificação recomendatória inclui outras medidas para ampliar o isolamento social em todo o município, como a adoção de providências para dar conhecimento do uso obrigatório de máscaras fora do ambiente residencial, bem como do correto manuseio e descarte, além da necessidade de o grupo de risco permanecer em casa. 

Pacto pela vida

Em comunicado à população de São Mateus, os promotores de Justiça também ressaltam a importância da união de todos, cidadãos, poderes constituídos, lideranças religiosas e comunitárias, representantes de associações, sindicatos, entre outros, no enfrentamento da pandemia. Alertam para a necessidade de se manter o distanciamento social, como forma de diminuir a taxa de contágio da doença, evitando ainda a sobrecarga do sistema de saúde hospitalar.

Os promotores de Justiça de São Mateus, no comunicado, destacam a importância do cumprimento das diretrizes estabelecidas nas normas sanitárias estaduais. A proposta do Ministério Público é a adoção de um “Pacto Social” no Estado, mediado pela instituição, com a promoção de um esforço de toda a sociedade capixaba em favor da vida.

A recomendação notificatória e o comunicado à população seguem orientações do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES e da procuradora-geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade.

Veja a notificação

Veja o comunicado à população