MPES realiza ação de orientação contra o contágio de Covid-19 em Água Doce do Norte

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Água Doce do Norte, realizou uma ação de conscientização e orientação no comércio do município para as medidas sanitárias de proteção à Covid-19.  A iniciativa contou com a participação de integrantes da Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Defesa Civil. As atividades foram realizadas em estabelecimentos comerciais, principalmente supermercados, na sede da cidade e nos distritos de Santo Agostinho e Governador Lacerda de Aguiar (Rio Preto). 

Esta é mais uma iniciativa da Força-Tarefa para Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus e Fiscalização das Ações Empreendidas pelos Órgãos Públicos Estaduais e Municipais Capixabas (FT-Covid-19) do MPES, como desdobramento do “Pacto Social pela Vida”. O pacto é liderado pela instituição com o objetivo de evitar óbitos, diante do avanço da pandemia do novo coronavírus. 

Durante a ação, realizada no dia 4 de julho, os comerciantes e trabalhadores dos estabelecimentos foram orientados para o cumprimento de medidas que visem a prevenir a transmissão do novo coronavírus, como o respeito ao distanciamento nas filas e às marcações no chão das lojas; a existência de pias com água corrente; a disponibilização de álcool em gel; e o uso de máscaras e equipamentos de proteção pelas pessoas que trabalham com vendas ao público. 

“Recebemos informações de que alguns estabelecimentos não vinham cumprindo todas as orientações para preservar a saúde de trabalhadores e das pessoas que frequentavam esses locais. Por isso resolvemos realizar pessoalmente o trabalho de prevenção, conscientização e orientação. Depois dessa iniciativa, não recebemos mais nenhuma notícia de descumprimento”, salientou o promotor de Justiça de Água Doce do Norte, Raphael Guimarães dos Santos.