Rio Novo do Sul é a mais nova Promotoria de Justiça a atingir os 100% digital no extrajudicial

A Promotoria de Justiça de Rio Novo do Sul concluiu o processo de digitalização do acervo físico de autos extrajudiciais finalísticos. Assim, 100% dos procedimentos estão tramitando de forma eletrônica no Sistema de Gestão de Autos (Gampes) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) desde o dia 30 de junho. A medida traz mais efetividade, facilidade e segurança na atividade institucional.

Neste momento de pandemia do novo coronavírus – Covid-19, o atingimento dos 100% digital facilita sobremaneira todo o trabalho ministerial. Traz também uma proteção maior, por conta da não manipulação dos autos de forma física, em papel.

A evolução foi possível por conta dos novos recursos colocados à disposição no Gampes-MPES e ao esforço de membros, servidores e funcionários da Promotoria de Justiça. A conversão digital está de acordo com as diretrizes estratégicas traçadas pela Procuradoria-Geral de Justiça, com o viés de permitir mais celeridade e transparência no trabalho desenvolvido pela instituição.

As Promotorias de Justiça de Ibiraçu, Santa Leopoldina e João Neiva também já trabalham com a tramitação de procedimentos extrajudiciais de forma 100% digital. Além da proteção à saúde, diante da Covid-19, verifica-se uma economia de papel e de tempo operacional, diminuindo custos e retrabalho.