Luciana Andrade recebe título de Cidadã Vianense em sessão solene pelos 158 anos do município
24/07/2020A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, foi homenageada com o título de Cidadã Vianense, durante sessão solene em comemoração aos 158 anos de emancipação política do município, na quinta-feira (23/07). A honraria foi concedida pelo prefeito de Viana, Gilson Daniel, e vereadores a Luciana Andrade e outras personalidades que se destacaram por feitos em prol do município, na sessão virtual realizada pela Câmara Municipal de Viana.
Luciana Andrade destacou o amor que sente pela cidade, onde trabalhou como promotora de Justiça. Coube a ela falar em nome dos demais agraciados com o título de Cidadão Vianense. “Hoje, juntamente com outros agraciados, recebo com muita honra o título de Cidadã Vianense. São muitas as histórias, as nossas histórias. Mas eu posso dizer um pouquinho da minha enquanto promotora de Justiça que sou. Estou procuradora-geral, a primeira promotora de Justiça mulher do Sudeste a conduzir uma instituição como o Ministério Público. Uma instituição importante, destacada para a cidadania, para a consolidação da República e da democracia no nosso país”.
E ressaltou o vínculo que construiu com o município: “Sou titular do cargo de promotora de Justiça em execução penal na cidade de Viana. Nesta cidade, nos idos de 2006, foi instituído um grupo especial de trabalho para cuidar, tratar e acompanhar a revolução no nosso sistema prisional. Muitos dias e muitas noites passei dentro da Promotoria de Justiça, atuei também em outras matérias, cíveis, da infância e da adolescência. Percorria o centro desta bucólica cidade de Viana, ia ali na farmácia, almoçava no restaurante, andava pelas ruas para ir ao fórum, ir à igreja orar, quando estava mais tensa em relação às demandas. Destaquei a cidade de Viana em minha dissertação, em minha especialização em Direito Urbanístico, tamanho meu apreço por essa cidade. Para mim, não é um mero título. É o título de Cidadã de Viana. Este é um momento muito festejado e muito importante para mim”.
Antes de finalizar o discurso, a procuradora-geral de Justiça leu a poesia “Minha Cidade”, escrita por Melissa Miranda, que na época tinha 10 anos, para expressar o carinho que tem por Viana. E concluiu: “Eu amo Viana. E agradeço em nome de todos que hoje são agraciados por essa honraria atribuída pela Câmara Municipal. Cidade tão querida que eu desejo e rogo mais tantos 158 anos de pujança, de vigor e de desenvolvimento.”
O prefeito Gilson Daniel elogiou a atuação da procuradora-geral de Justiça. “Tive a oportunidade de conhecer a doutora Luciana. Uma procuradora responsável, que representa o Ministério Público e nos representa como cidadão capixaba. Faz um trabalho digno de aplausos e que está tornando cada vez mais o Ministério Público do Estado do Espírito Santo uma referência, não só pela atuação no Ministério Público, mas pela atuação como cidadã”. O prefeito disse que espera, em breve, poder ir ao MPES, junto com os vereadores, entregar o título para Luciana Andrade.
Além dos homenageados com títulos de Cidadão Vianense, outras duas personalidades, o empresário Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto e a senadora Rose de Freitas, foram agraciados com comendas.
Confira a poesia “Minha Cidade”, escrita pela jovem Melissa Miranda, moradora da cidade de Santo Inácio do Piauí:
MINHA CIDADE
Eu moro em uma cidade
onde se ouve as folhas no chão
onde existe tranquilidade
se é outono ou se é verão
Aconchegante e pacata
posso brincar na rua
onde ouço o cantar dos pássaros
ao clarear da lua
Aqui existe famoso festejo
que atrai gente de todo lugar
a festa do padroeiro
todos vão comemorar
Tem o olho d’água dos padres
que antes eles iam se banhar
tem a casa paroquial, a igreja, o altar
e a praça dos romeiros
patrimônio do lugar
Tem muita gente decente
com histórias pra contar
tem gente desmantelada
que nem tem o que lembrar
mas o que é mais importante
é que amo esse lugar.