Venda Nova do Imigrante atinge 100% de processos digitalizados

A Promotoria de Justiça de Venda Nova do Imigrante é mais uma unidade do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) a alcançar a meta de conversão para digital de todos os procedimentos extrajudiciais físicos, transformando-os em autos eletrônicos. O objetivo é trazer mais efetividade à atividade. Além disso, trabalhar com autos digitalizados traz facilidades e, principalmente, segurança para a atividade ministerial, sobretudo durante a atual pandemia do novo coronavírus. A tramitação dos procedimentos de forma 100% digital reduz a possibilidade de transmissão da Covid-19 no manuseio do papel ou mesmo no contato presencial entre quem entrega e quem recebe os autos físicos.

Para a promotora de Justiça Adriana Dias Paes Ristori Cotta, o atingimento dos 100% digital traz benefícios para todos. “No meu sentir, a digitalização, trabalhar com os autos digitais, agilizou ainda mais a resposta do promotor de Justiça, do Ministério Público para a população. É visível, aqui em Venda Nova, que a nossa resposta às demandas que estão chegando passou a ser muito mais rápida e mais eficiente. Quando o funcionário da Promotoria de Justiça recebe do público em geral os arquivos já em PDF, a juntada e a vista ao promotor de Justiça se tornam mais rápidas, o que possibilita uma celeridade em todo o processo”, avaliou a promotora de Justiça.

A evolução foi possível graças aos novos recursos disponíveis no Sistema de Gestão de Autos do Ministério Público Estadual (Gampes) e ao esforço de membros, servidores e colaboradores que atuam nas Promotoria de Justiça de Venda Nova do Imigrante. A conversão para autos digitais está em sintonia com diretrizes evolutivas da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), com o objetivo de permitir mais celeridade e transparência no trabalho desenvolvido pela instituição.