Procedimentos nas Promotorias Criminal de Vitória e Auditoria Militar estão 100% digitalizados
10/08/2020
As Promotorias de Justiça Criminal de Vitória e da Auditoria Militar do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) completaram a migração dos autos físicos para digital. A totalização dos autos extrajudiciais em forma eletrônica traz mais eficiência e efetividade nos trâmites institucionais. Os autos digitalizados oferecem mais facilidade e segurança para a atividade ministerial, sobretudo durante a atual pandemia do novo coronavírus. Com a utilização dos procedimentos na forma 100% digital se busca também reduzir a possibilidade de transmissão da Covid-19, diante da inexistência de manuseio direto do papel ou contato presencial entre quem entrega e quem recebe os autos físicos.
De acordo com a promotora de Justiça Patrícia Calmon Rangel, chefe da Promotoria de Justiça Criminal de Vitória, a digitalização vai propiciar uma maior agilidade no trâmite processual e gerar economia de custos, ambos fatores muito relevantes. Para o promotor de Justiça Sandro Rezende Lessa, coordenador das Promotorias de Justiça Criminal de Vitória e Auditoria Militar, a tramitação 100% digital do acervo extrajudicial do Ministério Público é um grande avanço institucional. Ambos ressaltam o empenho da equipe, em especial da chefe da Secretaria, Rebeca Siqueira Barros Hackbart, que não mediu esforços para a implementação da meta.
O atingimento da meta prevista no planejamento estratégico da instituição só foi possível com os novos recursos disponíveis no Sistema de Gestão de Autos do Ministério Público Estadual (Gampes) e, como registrado, ao esforço de membros, servidores e colaboradores. A conversão para autos digitais está em sintonia com diretrizes evolutivas da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), permitindo mais celeridade e transparência no trabalho desenvolvido pela instituição.