III Encontro da Juventude Negra com o MPES discute ações de enfrentamento ao racismo
04/09/2020O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) promoveu virtualmente o “III Encontro da juventude negra com o MPES” na sexta-feira (04/09). O evento viabilizou discussões que objetivaram orientar os trabalhos do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH) no desenvolvimento de ações que atendam às necessidades dos jovens negros que vivem nas comunidades do Espírito Santo. O encontro reuniu cerca de 100 participantes em uma videoconferência na plataforma Teams.
A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Ferreira Gomes de Andrade, abriu o evento abordando a importância do papel do Ministério Público na construção de políticas públicas que promovam a representatividade e a igualdade. “O Ministério Público, enquanto garantidor de direitos fundamentais, deve fazer correções a partir desta ação afirmativa como este evento de hoje. Promovendo ações afirmativas de acesso equânime de gênero e de raça”. A procuradora-geral de Justiça citou ainda o exemplo do MPES, que alterou a legislação de acesso de estagiários e aderiu a cota racial no processo seletivo antes mesmo da recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH), procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, destacou a importância de promover o diálogo entre o MPES e a juventude negra. “Nós temos muito trabalho pela frente em prol dessa juventude, e é preciso estar próximo e dialogar sempre com ela”, reforçou a coordenadora do NPDH.
Participaram do debate o estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e militante do Coletivo Negrada João Victor Penha dos Santos e a professora, mestre em estudos históricos e socioculturais da educação, Heloisa Ivone da Silva de Carvalho.
Também fizeram parte da discussão de ideias o subprocurador-geral de Justiça Institucional do MPES, Alexandre José Guimarães, a procuradora de Justiça Edwiges Dias, o dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior, a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres do Ministério Público do Estado o Espírito Santo (Nevid), promotora de Justiça Cristiane Esteves, e os promotores de Justiça Claudia Albuquerque Garcia, Gusthavo Ribeiro Bacellar, Helaine da Silva Pimentel Pereira, Evaldo Teixeira, Veraldo Macedo Miranda, Monia Barbosa Ribeiro, Adriana Cunha de Mattos Chiappetta, Dilton Depes Tallon Netto, Isabel Mendes Lomeu, Marcello Ribeiro dos Santos, Fernando Henrique Campos Ramos e Fábio Baptista de Souza.