Luciana Andrade participa do lançamento do Prêmio Inoves – 2020

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou na tarde de quinta-feira (03/09) do lançamento da 14ª edição do Prêmio Inoves, um programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. Coordenado pelo governador Renato Casagrande, o evento contou com a participação do presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel, de secretários de Estado, representantes dos demais poderes e servidores, além de contar com a presença da população capixaba, que pode acompanhar tudo por meio da transmissão digital.
O Prêmio Inoves, por meio de ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, apoio financeiro, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, contribui para a modernização da administração pública e valorização do servidor.
Luciana Andrade saudou a todos os capixabas que compartilham com o Ministério Público desse exemplo de respeito ao trato da coisa pública. “É mais uma iniciativa muito bacana que o Governo do Estado vem inaugurar, que mantém como uma política de Estado. Isso é muito importante, sobretudo aos olhos do Ministério Público, que é uma instituição cidadã, que tem por obrigação velar, justamente pela probidade, pela coisa pública”, ressaltou.
A procuradora-geral de Justiça lembrou que, há bastante tempo, não há mais espaço para amadorismos na administração pública. “A administração, pela Constituição da República, tem que ter em si o princípio da eficiência e, quando a gente fala desse princípio, é fazer mais com menos, é utilizar os recursos que detém da melhor forma. Uma política como essa, de valorização dos servidores, de encontrar em meio a todos nós aquelas pessoas que têm aquela pegada, aquela sacada pra resolver problemas, e não precisa ser uma nave espacial, pode ser algo muito simples, que muda um processo, que muda uma rotina, que traz economia, aceleração e performance de resultado, é tudo de bom. É tudo o que o capixaba espera”, avaliou.
“Em 2017, nós inovamos aqui também enquanto Ministério Público brasileiro. Instituímos uma unidade de inovação e sustentabilidade e foi justamente essa diretriz que salvou o MPES nessa pandemia. Isso porque, um dia, estávamos todos nós reunidos dentro das nossas estruturas físicas e, no outro, nós tínhamos que estar em casa, guardando o distanciamento. Mas a máquina não podia parar. O Ministério Público não podia parar e não parou! Não parou porque vem investindo em tecnologia. Toda a nossa área meio está digital e servidores desta casa, efetivos, prata da casa, nós construímos um sistema de gestão. Enquanto estou aqui no evento, estou de olho no meu sistema de gestão. Eu economizo papel, eu garanto sustentabilidade ambiental e também economizo outros recursos da administração, em prol da população”, disse a procuradora-geral de Justiça.
Ao finalizar a fala, Luciana Andrade salientou que hoje o serviço público não pode mais ficar refém, ficar atrás de nenhuma outra organização privada. “Quando o Estado apresenta um programa dessa natureza, um prêmio que valoriza, que beneficia cada um de nós enquanto servidores, funcionalmente falando, mas sobretudo, em busca de soluções para ganhar tempo, para trazer mais resultado, realmente é de se tirar o chapéu e parabenizar a todos, homens e mulheres de bem que estão aí, dando o sangue pela população capixaba. Estamos juntos e com certeza inscreveremos as nossas iniciativas”, destacou.
O governador Renato Casagrande agradeceu pelas palavras e enalteceu a parceria institucional. “Obrigado pelo trabalho que temos feitos juntos, especialmente na pandemia, mas em outras atividades também. O Ministério Público tem sido firme, atuante e participando ativamente em todas as ações que o Estado está precisando”, referendou.

O que é o Prêmio Inoves

O Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público, que modernizam a gestão, melhoram a vida do usuário, seja ele cidadão ou servidor público, e transformam a realidade da gestão pública. O objetivo é reconhecer os resultados potenciais e concretos, gerados por iniciativas capazes de produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade e para o próprio servidor, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

Podem participar equipes de servidores públicos que desenvolvam ideias ou projetos no contexto do serviço público estadual e municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Espírito Santo. O prêmio também visa aproximar o Estado e o cidadão, com o intuito do usuário conhecer as ações do Governo e participar ativamente no processo de avaliação e reconhecimento de iniciativas públicas.