Promotoria de Justiça de Vargem Alta finaliza digitalização de processos extrajudiciais
17/09/2020A Promotoria de Justiça de Vargem Alta é mais uma unidade do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) a ter todos os procedimentos extrajudiciais físicos convertidos em autos eletrônicos. Durante a migração para o meio digital, foram digitalizados 113 procedimentos. A medida trouxe mais efetividade, facilidade e segurança para a atividade ministerial, especialmente neste período de pandemia do novo coronavírus.
A tramitação dos procedimentos de forma 100% digital reduz a possível transmissão da Covid-19 no manuseio de autos em papel. A evolução foi possível em razão dos novos recursos disponíveis no Sistema de Gestão de Autos do Ministério Público Estadual (Gampes).
A conversão digital está em sintonia com as diretrizes estratégicas traçadas pela Procuradoria-Geral de Justiça, com o viés de permitir mais celeridade e transparência no trabalho desenvolvido pela instituição.
“A informatização dos procedimentos extrajudiciais é a garantia de uma atuação ministerial mais célere, acessível, transparente e econômica. Além de economia de recursos e ganhos ambientais, deve-se ressaltar o ganho em produtividade da promotoria, onde os servidores e os membros poderão focar nas atividades finalísticas, sem perder tempo com tarefas intermediárias e mecânicas exigidas pelo processo físico. Toda a sociedade ganha com um Ministério Público mais ágil e eficiente”, pontuou o promotor de Justiça Daniel de Andrade Novaes.