MPES realiza operação de combate ao plantio de maconha em Ibitirama

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Ibitirama, deflagrou na manhã de terça-feira (29/09) uma operação para combater o plantio de maconha no Distrito de Pedra Roxa. Segundo o Mandado de Busca e Apreensão, a finalidade da operação é apreender substâncias entorpecentes ilícitas, plantadas estrategicamente em pequenas quantidades, em diversos pontos, para dificultar a localização. Depois de colhidos e preparados, os entorpecentes eram comercializados, principalmente na região do Patrimônio da Penha.

O plantio era feito em local de difícil acesso. A investigação só conseguiu êxito, com detalhes da plantação, mediante o uso de um drone que filmou toda a área e descobriu como se dava a prática ilícita no meio da mata. Esse material serviu de base para a instrução de todo o procedimento do MPES.

O Serviço de Inteligência do 14º Batalhão da Polícia Militar trabalhou na parte investigativa e a operação em si foi desenvolvida por policiais militares também do 14º Batalhão. Eles cumpriram o mandado de busca e apreensão e autuaram as pessoas que tinham conexão com a autoria do crime.

Na forma do art. 32, da Lei 11.343/2006, as plantações ilícitas estão sendo destruídas e uma quantidade suficiente já foi recolhida e será encaminhada para a Delegacia de Polícia para exame pericial, de tudo lavrando auto de levantamento das condições encontradas, com a delimitação do local, asseguradas as medidas necessárias para a preservação da prova.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Veja ao vídeo da operação.