MPES expede recomendação para garantir cumprimento de medidas sanitárias durante campanha eleitoral
30/09/2020O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), encaminhou orientação aos Promotores Eleitorais, seguindo orientação do Procurador Geral Eleitoral, para que expedissem recomendações aos candidatos e aos diretórios municipais dos partidos políticos para que respeitem as regras sanitárias de prevenção ao novo coronavírus durante a campanha eleitoral. Todos os tipos de propaganda eleitoral devem respeitar as medidas sanitárias estabelecidas pelas autoridades competente Estadual.
O MPES recomenda que evitem o contato físico com o eleitor e a aglomeração de pessoas em situações como caminhadas, carreatas, comícios e reuniões, até que as regras sanitárias do Estado permitam tais atos.
“O processo democrático e a liberdade de expressão são direitos legítimos, mas devem vir sempre acompanhados da preservação da vida e da segurança das pessoas”, pontuou o dirigente do Centro de Apoio Eleitoral (Cael), Cláudio José Ribeiro Lemos.
A recomendação contempla ainda orientação para uso de materiais de divulgação digitais em vez de impressos, além dos cuidados de higiene em reuniões, como o uso de máscara, distanciamento social e disponibilizações de álcool em gel.