MPES participa de projeto de incentivo ao esporte e ressocialização de internas

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), participa do projeto “Correndo para vencer”, uma iniciativa da Vara de Execuções Penais de Vila Velha que, a partir da criação de um grupo de corrida de rua, tem como objetivo incentivar a prática esportiva e contribuir com o processo de ressocialização, qualidade de vida e melhora de autoestima de internas que cumprem pena no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC).

As internas receberão treinamento para preparo físico adequado às corridas por parte de educadores físicos voluntários na unidade prisional até que estejam aptas a participarem de uma corrida de rua e que a atividade esportiva esteja liberada. As corridas de rua estão suspensas em decorrência da pandemia de Covid-19. A previsão é que os treinos sejam iniciados na segunda quinzena de outubro. “Além de receberem doações de materiais esportivos de empresas, obtidos mediante o auxílio de promotores de Justiça, as dez internas que participam do projeto também serão submetidas a avaliações cardiológicas e exames dentários”, explicou o promotor de Justiça e coordenador do Getep, Cezar Augusto Ramaldes.

A juíza responsável pelo projeto, Patrícia Faroni, destacou que as participantes estão no regime semiaberto, apresentam boa conduta e estão próximas do retorno ao convívio social. Para a juíza, que também é adepta do esporte, a prática é uma ferramenta fundamental de desenvolvimento pessoal e social. Já a diretora da unidade prisional, Graciele Sonegheti Fraga, ressaltou a importância da iniciativa para o convívio social das detentas. “As internas que participam do projeto já têm um certo grau de liberdade, pois possuem o direito da saída temporária, bom comportamento e estão se adaptando ao retorno da vida social. O esporte é, sem dúvida, um bom aliado na questão da saúde física e mental, e pode auxiliá-las nesse processo de inclusão na sociedade”, observou Graciele Fraga.

Todos os itens necessários para a prática do esporte – colchonetes, tênis, camisa, top, bermuda e garrafa de água – estão sendo doados ao projeto. Quem quiser contribuir com doações pode entrar em contato com o endereço eletrônico: vep-vvelha@tjes.jus.br

Com informações da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).