Solução extrajudicial do MPES permite revitalização de praça em Vila Velha
20/10/2020
Um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Vila Velha, levou à revitalização de uma praça pública no município, no bairro Ilha das Flores. O MPES cobrou e acompanhou a abertura da concorrência pública para implementação da praça, fixou prazos, fiscalizou as medições das obras, aquisições de equipamentos, entre outras ações, até entrega da praça à comunidade, com a entrega da Estação Cidadania Gênis Rodrigues Pereira no local, em agosto.
O procedimento foi instaurado após o MPES receber, em 2016, por meio da Ouvidoria, relato de ocupação irregular da Praça de Esportes e Cultura – PEC de Ilha das Flores, que sofreu vandalismo e deterioração após a entrega parcial da parte esportiva à comunidade, naquele ano. Durante a tramitação do procedimento, foram colhidos termos de declaração em que os gestores municipais se comprometeram a dar andamento nas obras.
Com isso, foi realizada nova licitação para conclusão da Praça de Esportes e Cultura e do Centro de Referência em Assistência Social e para a inauguração oficial da Estação Cidadania-Cultura.
A Estação Cidadania, que conta com quase 10 mil metros quadrados, será um espaço utilizado para o atendimento social e atividades de cultura, esporte e lazer. Cerca de 100 mil moradores de 17 bairros da Região 3 foram beneficiados com a obra, entregue pela Prefeitura de Vila Velha em agosto.
O complexo possui um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), quadra poliesportiva coberta com arquibancada, teatro, cinema, biblioteca, salas multiuso, pista de skate, quadra de areia e local para caminhada. Os aparelhos estarão em pleno funcionamento após a pandemia do novo coronavírus, sob as orientações das autoridades de Saúde.
– Com informações da Prefeitura de Vila Velha