MPES participa de audiência pública de prestação de contas do Secretário de Estado da Saúde
23/10/2020![](https://mpes.mp.br/wp-content/uploads/2023/10/ImagemNoticia-266-1024x723.jpeg)
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da promotora de Justiça e dirigente do Centro de Apoio Operacional de Políticas da Saúde (Caops), Inês Thomé Poldi Taddei, participou na sexta-feira (23/10) da audiência pública virtual de prestação de contas das atividades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), referente ao segundo quadrimestre do ano, realizada pela Assembleia Legislativa capixaba. Os dados foram apresentados pelo secretário da pasta, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior.
Para a dirigente do Caops, a prestação de contas é essencial para o acompanhamento das condições do Sistema Único de Saúde (SUS). “A transparência no SUS é fundamental. Estamos acompanhando e fiscalizando o trabalho desenvolvido pelo gestor de saúde estadual, em especial nesse período de emergência em saúde pública”. Inês Thomé Poldi Taddei também falou do momento atual, ressaltando que os cuidados para combater o novo coronavírus precisam continuar sendo tomados. “Aproveito a oportunidade para esclarecer que a pandemia não acabou, ainda nos preocupa, e os protocolos sanitários continuam vigentes e precisam ser cumpridos”, ressaltou.
A realização da audiência pública cumpre legislação estadual que prevê prestação de contas da Sesa a cada quatro meses. Na ocasião, o secretário estadual de Saúde detalhou os dados de gastos e de orçamento da pasta e apontou os impactos da pandemia de Covid-19 na rede pública de saúde, além de destacar as perspectivas da gestão para os próximos meses. Também foram tópicos de debate a imunização contra a Covid-19, quando houver uma vacina disponível, e uma possível segunda onda de contaminação pela doença.