PGJ participa de evento do Tribunal de Contas para discutir o setor público no pós-pandemia

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, participou na sexta-feira (23/10) do seminário virtual “O TCE-ES quebrando paradigmas – o setor público no pós-pandemia”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. O evento teve como palestrante a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo e o economista Paulo Henrique Corrêa.

No seminário, a procuradora-geral de Justiça ressaltou a atuação repressiva, fiscalizatória e dialógica do MPES no enfrentamento à Covid-19, desde o início da pandemia, em defesa dos direitos dos cidadãos capixabas. Relatou como o MPES vem se adaptando no cenário de pandemia e se modernizando diante dos novos desafios. “Para o Ministério Público tem sido muito desafiador, porque nós também tínhamos aquele modelo analógico de atuação em autos físicos. E, de um dia para o outro, o Ministério Público fechou todas as suas portas e teve que se reinventar. Por sorte, e por competência também, nós já vínhamos trabalhando nos nossos sistemas de digitalização e com uma comunhão de esforços de todos os membros, servidores e demais colaboradores, nesse período conseguimos transformar a área-fim do Ministério Público em 100% digital”.

Ao se referir ao contexto de pandemia vivido no Estado, a procuradora-geral de Justiça também reiterou a necessidade de continuar seguindo os protocolos de biossegurança para evitar a propagação da Covid-19. “A fala é muito clara no sentido de que o milagre não existe, de que a vacina não vai acontecer amanhã e de que nós precisamos nos manter com os padrões de higiene e distanciamento. A gente vê as praias cheias, o calçadão lotado, e realmente não vai ter leito na saúde pública ou na complementar que dê conta. E lembrar também que não basta ter um leito de UTI para sair dele com vida”, pontuou.

O evento, conduzido pelo presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, teve ainda a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, entre outras autoridades.