Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos discute fortalecimento das associações
04/11/2020O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizou na quarta-feira (04/11) a “3ª Reunião do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos”. Presidido pela promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro, o evento tratou sobre trabalhos da Comissão de Fortalecimento dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, da Subcomissão de Licenciamento Ambiental e da Subcomissão de Contratos.
O professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Renato Siman abriu o evento. Ele falou sobre os fatores que interferem no desenvolvimento econômico das associações de catadores, faturamento desses trabalhadores, ampliação da coleta seletiva e influência nos ganhos, implantação de políticas para aumentar o faturamento dos catadores, entre outros assuntos.
A promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro abordou os impactos da coleta seletiva e a forma como é possível incrementar a renda dos catadores. “Não se pode descartar quaisquer das possibilidades de incremento dos ganhos dos catadores e catadores, seja por meio da coleta, da triagem, do transporte e da comercialização. Nesse contexto não se pode descartar a possibilidade de parcerias entre as associações e com a iniciativa privada”, pontuou.
O promotores de Justiça Wagner Eduardo Vasconcellos e Nicia Regina Sampaio encerraram o evento destacando a importância de que a educação ambiental esteja sempre na pauta da atuação dos catadores pois fundamental na formação de uma consciência ambiental.