Ministério Público Eleitoral requer apuração de ofensa racial a candidata de Cariacica

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria da 54ª Zona Eleitoral de Cariacica, requisitou à Delegacia da Mulher de Cariacica (DEAM) a instauração de inquérito policial para apurar ofensas de cunho racial feitas à candidata a vice-prefeita do município Edilmara Rangel Gomes, em um comício realizado no sábado (07/11). Diante da constatação de possível prática criminosa, o MPE requer a instauração de investigação para a adoção das medidas cabíveis e prosseguimento das apurações.

A instituição requer que, após a conclusão, o inquérito policial seja encaminhado para a Promotoria de Justiça Criminal de Cariacica. Requer ainda informação da medida adotada e do número do inquérito.

No boletim de ocorrência registrado nesta segunda-feira (09/11) pela candidata na DEAM, ela relata que estava acompanhada de uma candidata a vereadora em campanha, em rua próxima à Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. Na ocasião, elas receberam xingamentos de um homem que estava sentado na escada do carro de som e impedia que as duas subissem no carro para fazer discursos de campanha.

Diante desse e de outros fatos registrados recentemente com candidatos no Estado, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) emitiu nota em defesa do regime democrático e do livre exercício dos direitos políticos.

Veja a nota.