Futuros gestores de Rio Bananal se reúnem com promotor de Justiça
18/11/2020O promotor eleitoral de Rio Bananal, Adriani Ozório, reuniu-se na quarta-feira (18/11) com os candidatos eleitos para prefeito e vice do município, Edmilson Santo Eliziário e Eristeu Giubert, respectivamente. O objetivo da reunião teve caráter premonitório, com a apresentação de dados e informações que visam evitar quaisquer equívocos futuros por parte da administração que assumirá em 2021.
Entre os pontos debatidos, a importância dos futuros gestores municipais em observarem critérios técnicos no preenchimento de determinados cargos sensíveis da administração, principalmente nos setores da Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, Controladoria e Procuradoria.
O representante do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) lembrou ainda que a Casa de Passagem, onde atualmente encontram-se seis crianças e adolescentes abrigados, deve receber prioridade absoluta. Nesse viés, destacou-se que a servidora que responde pelo abrigo não poderá ser substituída automaticamente, pois as crianças e adolescentes abrigados já criaram vínculo de referência. Caso haja a substituição, ela deverá ser feita de forma gradativa, visando proteger as necessidades dos menores.
Os futuros administradores também foram advertidos da necessidade de ser evitado o uso político na gestão do programa Bolsa Família, para que não haja questionamentos e intervenção judicial, o que já ocorreu no município. O promotor de Justiça também enfatizou que será considerado ato doloso de improbidade administrativa a eventual reconsideração de qualquer procedimento administrativo envolvendo demissão de professores que usaram documentos ou diplomas falsos para ingressarem na administração municipal, por conta da gravidade dos fatos revelados pela operação “Mestre Oculto”.
Por fim, o MPES ressaltou a importância da manutenção do Portal da Transparência do município, para que a população tenha acesso fácil e virtual a todos os atos administrativos. E discutiu-se a necessidade da manutenção do apoio direto da municipalidade em criar condições para que os serviços da Polícia Civil sejam mantidos na comarca.
O promotor de Justiça Adriani Ozório ratificou a necessidade de estreitar o relacionamento entre o Ministério Público e a administração municipal, para que quaisquer dúvidas possam ser sanadas. “Sem dúvida, esse contato mais próximo nos auxiliará para o cumprimento do nosso trabalho e, principalmente, ajudará a população de Rio Bananal a ter um governo exemplar. Da mesma forma que estamos prontos a ajudar, executaremos a nossa função constitucional de fiscalizar todos os atos da futura gestão”, esclareceu.