MPES destaca importância da consciência social contra a Covid-19 em reunião com o governador
18/11/2020O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, participou na quarta-feira (18/11) de uma reunião virtual com o governador Renato Casagrande e equipe para discutir o impacto do aumento de casos de Covid-19 no Estado. O governador ressaltou a preocupação com um possível aumento do número de óbitos e de ocupações de leitos de UTI na rede pública de saúde, que permanece abaixo de 50%. Casagrande lembrou que, até o momento, o Espírito Santo tem conduzido bem as ações de enfrentamento da pandemia.
A procuradora-geral de Justiça ressaltou que o Ministério Público reconhece a transparência e a gestão responsável do Poder Executivo, sempre muito dialógico. “Precisamos reconhecer que o Estado do Espírito Santo tem se esforçado muito para controlar a pandemia, sobretudo com a implementação de leitos e de outras medidas para aumentar a retaguarda de saúde pública. Mas reconhecemos também a importância de que toda a sociedade civil se autodetermine na corresponsabilidade em relação à observância das regras sanitárias, como foi dito aqui pelo Coronel Cerqueira. Não temos a onipresença para estar com todos os cidadãos capixabas dizendo: ‘coloque a máscara, passe álcool em gel’. Então, é preciso que cada um de nós tenha essa responsabilidade pessoal, sem embargo das providências que o Estado deve tomar e, inclusive, o Ministério Público”, destacou.
Luciana Andrade disse ainda que o MPES continuará trabalhando na fiscalização e no fomento da política pública de controle e combate à pandemia. E reforçou a importância de todos os cidadãos seguirem os protocolos sanitários e as normas de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
“Precisamos de atitude responsável. Hoje não pretendemos procurar culpados, mas, sim, conscientizar a população de que ainda não temos vacina. Ainda que tenhamos leitos de UTI hoje, isso não é certeza de que as pessoas sairão deles com vida após contraírem a Covid-19.”
A promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES e dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), também participou do encontro, que reuniu diferentes lideranças políticas e representantes de segmentos da sociedade capixaba.