Ministério Público Eleitoral se prepara para o segundo turno das Eleições 2020

O Ministério Público Eleitoral (MPE) capixaba se prepara para garantir o livre exercício da cidadania no próximo domingo (29/11), quando os eleitores da Grande Vitória vão às urnas para escolher, em segundo turno, os prefeitos de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Dez promotores eleitorais e um promotor eleitoral auxiliar vão percorrer os locais de votação para fiscalizar se todas as regras para o pleito estão sendo cumpridas.

O dirigente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), promotor de Justiça Claudio Lemos, informou que está mantida a parceria firmada no primeiro turno com o Comando-Geral da Polícia Militar e com o Núcleo de Combate aos Crimes e à Corrupção Eleitoral (Nucoe) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) para garantir que a votação ocorra de forma tranquila e segura. O Nucoe conta com integrantes da Polícia Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, que auxiliam na apuração imediata e no combate aos delitos eleitorais.

O Cael lembra que os eleitores e mesários terão que seguir as normas de segurança estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso de máscara é item obrigatório nas seções eleitorais. O TSE também recomenda que os eleitores mantenham a distância mínima de 1 metro e evitem contato físico com outras pessoas, além de, se possível, levarem a própria caneta.

“Esperamos que esse segundo turno transcorra também sem incidentes mais graves. É preciso reforçar que estamos em meio a uma pandemia e que, por isso, todos devem adotar os protocolos de biossegurança. O Ministério Público Eleitoral vai atuar, mais uma vez, para garantir o pleno exercício do voto. Para tanto, pedimos que os candidatos observem as normas eleitorais e que todos respeitem as regras estabelecidas”, destacou Claudio Lemos.

O dirigente do Cael também informou que a Ouvidoria do MPES estará de plantão durante todos esses dias para o recebimento de denúncias eleitorais. As denúncias podem ser feitas pelo site https://ouvidoria.mpes.mp.br e pelo número 127, além do aplicativo MPES Cidadão.

Os telefones e e-mails de contato das Promotorias Eleitorais estão no site do MPES.