MPES participa de live com o tema 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres
30/11/2020A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou da live promovida pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Estado do Espírito Santo (ABMCJ-ES), com o tema “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.
Luciana Andrade destacou a importância da mobilização na luta pela erradicação desse tipo de violência, agravada ainda mais neste período de pandemia da Covid-19. “Precisamos acabar com a cultura do machismo enraizada na nossa sociedade. É inadmissível toda e qualquer violência contra meninas e mulheres. O Ministério Público capixaba é um parceiro dessa mobilização e tem atuado fortemente para viabilizar políticas públicas que garantam o apoio, a proteção e a equidade em prol das mulheres, principalmente por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid)”. A procuradora-geral de Justiça também elogiou a presidente da ABMCJ-ES, a procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, pela iniciativa e pelo engajamento para o fim da violência contra as mulheres.
O encontro virtual, realizado na noite da última sexta-feira (27/11), debateu “o fortalecimento da mulher como ser humano”, palestra ministrada por Elda Bussinguer, pós-doutora em Saúde Coletiva (UFRJ) e doutora em Bioética (Unb); a “mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher”, com o palestrante João José Zana, professor, mestre em Educação (Ufes), doutorando em História (Ufes) e membro do Fórum de Homens Capixabas pelo Fim da Violência Contra as Mulheres; e “o Mês da Consciência Negra”, com exposição de Cláudia Patrícia de Luna, advogada atuante na garantia e na defesa dos Direitos das Mulheres desde 1997.