MPES denuncia acusados de assassinar agente socioeducativo na Serra
15/01/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal da Serra, denunciou três homens acusados de assassinar a tiros um agente socioeducativo, no bairro José de Anchieta, no município da Serra. O fato ocorreu no dia 14 de maio de 2020, quando a vítima trafegava pelo bairro. O MPES requer que eles sejam submetidos a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri e condenados por homicídio nos termos do artigo 121, § 2º, inciso I e IV do Código Penal. Requer, ainda, que dois dos acusados sejam enquadrados nos termos do artigo 29 do mesmo código.
Consta nos autos que os denunciados foram informados por “olheiros do tráfico de drogas” da presença de um veículo com características semelhantes as do automóvel da vítima, estacionado no bairro. Um deles foi ao local apontado e confirmou que aquele se tratava do carro da vítima, avisando aos outros dois denunciados. A vítima foi morta com dois disparos e faleceu devido a hemorragia e lacerações cerebrais.
Para o MPES, o crime foi cometido por motivo torpe, por se tratar de vingança em razão de uma desavença antiga entre um dos acusados e a vítima, e de forma que dificultou sua defesa. Assim, além de pedir que os denunciados sejam julgados e condenados pelo Tribunal do Júri, o Ministério Público requer a prisão preventiva e que sejam coletados os antecedentes criminais dos acusados. Requer também o laudo de microcomparação balística da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).