Acompanhamento do MPES indica maior quantidade de EPIs em Instituições de Permanência de Idosos
29/01/2021O monitoramento realizado pelo Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania (CACC) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) indica que a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) do Estado continua em queda. Das 76 instituições que responderam ao formulário do MPES em janeiro, apenas 16 instituições noticiaram não estar com o quadro de EPIs completo.
Pelo quarto mês consecutivo, nenhuma ILPI apresentou ausência de face shield e álcool a 70%. Entretanto, alguns equipamentos essenciais para se evitar a disseminação da Covid-19 nas instituições permanecem apontados como ausentes e insuficientes, sobretudo por instituições públicas e filantrópicas. Em comparação com as informações de dezembro, houve relativo aumento percentual da falta de máscaras cirúrgicas, máscara n95 ou equivalente, papel toalha, gorro, termômetro infravermelho, luvas e botas impermeáveis.
O uso de EPIs está entre as medidas adotadas pelas Instituições de Longa Permanência de Idosos para prevenir a disseminação da Covid-19. Por isso, o Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania elaborou um formulário eletrônico a fim de acompanhar a existência desses insumos nas ILPIs. O formulário é preenchido uma vez por mês, no dia 15, e informa se o serviço possui EPIs suficientes para os próximos 30 dias.