Luciana Andrade solicita ingresso do MPES no compartilhamento de dados entre MPs do Sudeste

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, visitou na quarta-feira (03/02) a sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Ela entregou ao procurador-geral de Justiça do MPRJ, Luciano Matos, ofício solicitando o ingresso do MPES em um acordo de cooperação técnica firmado entre o MPRJ, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), para o compartilhamento de bancos de dados e novas ferramentas tecnológicas, relacionadas a análises de big data e outras técnicas avançadas de investigação à corrupção e à defesa das políticas públicas.

“Recebemos o pleito da doutora Luciana Andrade e iremos analisá-lo com cuidado e atenção. Ela nos indicou a importância que o compartilhamento destas ferramentas tecnológicas traria para o trabalho investigativo do MPES e daremos ao seu pedido a importância que ele merece”, afirmou Luciano Mattos.

De acordo com Luciana Andrade, que estava acompanhada do promotor de Justiça do MPES, Marcelo Victor Valente Gouveia Teixeira, e do chefe de Apoio ao Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES, Danilo Raposo Lírio, o pedido foi feito pois o MPRJ é um exemplo de gestão e de eficiência de administração. “Aderir a esse acordo, para nós, tem especial relevância, porque iremos potencializar a análise de dados em prol da atividade finalística do MPES. Posso dizer que o MP brasileiro está demonstrando maturidade em busca de uma unidade real, que permita o compartilhamento de informações no combate à criminalidade”, destacou a PGJ do MPES.

Foto