Procuradora-geral de Justiça do MPES adere ao projeto ‘Respeito e Diversidade’, do CNMP
09/02/2021
Ao participar da 1ª Sessão Ordinária de 2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, na terça-feira (09/02), a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, aderiu ao projeto “Respeito e Diversidade”. Lançada em dezembro de 2020, a iniciativa é constituída por ações interinstitucionais voltadas à disseminação da cultura da paz, do respeito, do diálogo e do pluralismo e é uma idealização conjunta da Procuradoria-Geral da República, do CNMP e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
“Acreditamos que o projeto poderá contribuir ainda mais com práticas e diretrizes que já instituímos e desenvolvemos no Ministério Público capixaba. Em um tempo em que casos de radicalismos e polarizações parecem crescer no país, temos o dever de trabalhar pela pluralidade e pela cidadania plena em nossa sociedade, por ser este também um dos pilares fundamentais do regime democrático de direito, que defendemos diuturnamente em nossa instituição e em nossa atuação”, salientou Luciana Andrade.
O projeto “Respeito e Diversidade” será realizado por meio de campanhas publicitárias, palestras, seminários, cursos e capacitações, audiências públicas e publicações de artigos e boas práticas. Haverá, ainda, premiações em três categorias: iniciativas dos Ministérios Públicos em defesa do respeito à diversidade; matérias jornalísticas publicadas pela imprensa brasileira nesse sentido; e, por fim, iniciativas da sociedade civil que estejam alinhadas ao projeto.
Além do MPES, as unidades do Ministério Público que manifestaram interesse em aderir são: Acre, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Já formalizaram a adesão ao projeto o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Trabalho.
* Com informações da Secretaria de Comunicação Social do CNMP