MPES promove oficinas para capacitar policiais no enfrentamento à violência contra as mulheres

Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência do Espírito Santo, contribuindo para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pelas Polícias Militar e Civil, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) deu início na quarta-feira (03/03) a uma série de oficinas virtuais com policiais para discutir a Lei Maria da Penha e a violências contra as mulheres. O primeiro encontro, voltado para os policiais militares, reuniu mais de 180 pessoas. A capacitação destinada aos policiais militares vai continuar no decorrer de março até o dia 7 de abril, sempre das 13h às 16 horas. Já as oficinas voltadas aos policiais civis serão nos dias 14 e 15 de abril, no mesmo horário.

As oficinas, promovidas por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), são realizadas por meio da plataforma Teams.

A promotora de Justiça e coordenadora estadual do Nevid, Cristiane Esteves Soares, ressaltou a necessidade de as mulheres serem acolhidas pela rede de atendimento da melhor forma para poderem romper com o silêncio e denunciarem as agressões e que os policiais militares e civis devem estar capacitados e preparados para auxiliá-las.

Ao abordar o tema “Lei Maria da Penha e a atuação policial no atendimento às mulheres em situação de violência”, a coordenadora do Nevid reforçou a importância de os policiais militares incluírem todas as informações necessárias no boletim de ocorrência. “É indiscutível a importância da Polícia Militar para a solução desse conflito. E o registro de ocorrência com todas as informações necessárias é a chave para uma boa investigação e, ao final, para uma solução adequada para o crime”, disse Cristiane Esteves Soares.

Como as atividades do Nevid atendem ao Termo de Cooperação Técnica nº 002/2020 celebrado entre o MPES, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, a promotora de Justiça também destacou que essa parceria promove a articulação das instituições para o aperfeiçoamento dos serviços prestados no atendimento das mulheres vítimas de violência em todo o território capixaba.

A Capitã Pandolfi, da Divisão de Direitos Humanos da Polícia Militar, que participou da oficina, também elogiou a parceria entre as instituições.

Também estiveram presentes a psicóloga do Nevid, Jocilene Marquesini, e a Assistente Social do Nevid, Bianca Barcelos Rodrigues, que abordaram, respectivamente, sobre os “Aspectos psicossociais da violência de gênero, doméstica e familiar contra as mulheres” e a “Rede de atendimento às mulheres em situação de violência”.

Veja os cartazes das oficinas:

Oficinas para os policiais militares

Oficinas para policiais civis

Confira a programação:

Policiais Militares
Grupo 1 – 03/03
Grupo 2 – 10/03
Grupo 3 – 17/03
Grupo 4 – 24/03
Grupo 5 – 07/04
Horário: 13h – 16h

Policiais Civis
Grupo 1 – 14/04
Grupo 2 – 15/04
Horário: 13h – 16h