Dia da Mulher: MPES participa de webinário para debater a saúde da mulher em tempos de pandemia
10/03/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e da promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Thadei, participou, na segunda-feira (08) do webinário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher promovido pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), que reuniu convidadas do MPES e da área da saúde para discutir a “Saúde da mulher em tempos de pandemia”. A mediação do evento foi da procuradora de Justiça do MPES, Catarina Cecin Gazele, coordenadora da Comissão de Mulheres da AESMP.
Cumprimentando a todos os participantes do encontro, Luciana Andrade ressaltou a importância de se dar voz às mulheres na luta pela igualdade de gênero e destacou o papel do Ministério Público na defesa dessa luta por direitos. “Eu tenho fé de que juntos, juntas, avançaremos cada vez mais. E mais do que fé, meninas, mulheres, colegas de trabalho, eu acredito na potência do nosso trabalho. E na potência do trabalho do Ministério Público, trabalhando com afinco para que de fato os direitos e as liberdades sejam realidades entre nós”, pontuou.
Ainda na abertura dos trabalhos, a mediadora do evento, a procuradora de Justiça Catarina Gazele, homenageou a luta histórica das mulheres por direitos, ressaltando como esse legado perpetuou conquistas que reverberam até os dias atuais. “Hoje nós comemoramos o Dia Internacional da Mulher em cima de lutas de mulheres trabalhadoras, operárias, mulheres não intelectualizadas, mas que abriram caminho para a consolidação dessa busca incessante dos direitos da mulher”, lembrou.
Evolução
Esse legado também foi lembrado pelo presidente da AESMP, promotor de Justiça Pedro Ivo de Souza. “O dia hoje é um dia de lembranças, um dia de muitas vitórias. Mas a gente não pode esquecer das lutas, porque se hoje podemos falar em evolução dos direitos das mulheres, é porque ao longo de toda a história da nossa humanidade houve muita luta”, corroborou.
Presente ao encontro, a dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde e coordenadora do Grupo de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES, promotora de Justiça Inês Poldi, discorreu sobre algumas peculiaridades em relação à saúde das mulheres, incluindo a Covid-19, sobre as políticas públicas voltada para mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS), e defendeu que o Dia Internacional da Mulher é uma data a ser celebrada em razão das muitas conquistas nessa área ao longo dos anos. “Temos, sim, muito a celebrar, principalmente na área da saúde, pois foram muitas conquistas importantes. Agora precisamos buscar sua efetiva implementação”.
A Doutora em Epidemiologia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel abordou o cenário atual de pandemia de Covid-19 e como ele se relaciona com a saúde das mulheres, principalmente as trabalhadoras da área. Encerrando os debates, a psicóloga Soleane Portes e Silva Fernandes falou sobre saúde mental em tempos de pandemia e como as mulheres foram especialmente impactadas no atual cenário.