Luciana Andrade defende união de esforços e pacto pela vida contra agravamento da Covid-19
16/03/2021A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, defendeu a união de esforços de todos os setores, o pacto pela vida e a solidariedade dos capixabas em torno das medidas mais restritivas para reduzir a disseminação da Covid-19 no Estado. As providências contra a pandemia, foram divulgadas pelo governador Renato Casagrande na tarde de hoje (16/03). Será decretada uma “quarentena” de 14 dias, a partir de quinta-feira (18/03) até o dia 31/03, em um momento em mais de 90% dos leitos de UTI no Estado estão ocupados. Ao participar do anúncio virtual com outras autoridades de Estado, Luciana Andrade ressaltou que as novas determinações decorrem de conhecimentos técnicos e científicos para reduzir o contágio.
“A situação é gravíssima e uma decisão como esta não é fácil para nenhum de nós. Não é um querer, mas há uma necessidade que adotemos medidas mais restritivas para que a mobilidade pare por um tempo. Essas medidas não são achismo, mas são a certeza técnica, a certeza científica de que podemos diminuir a disseminação da doença e por consequência a utilização de leitos e de recursos humanos da saúde”, afirmou.
Luciana Andrade assinalou que, antes deste momento de piora da pandemia, houve até agora sensibilidade das instituições de Estado para tentar compatibilizar as atividades. “Foi feito um esforço hercúleo das polícias, das equipes de fiscalização, dos capixabas conscientes que aderiram ao Pacto Social Pela Vida”, disse.
Diante do novo desafio, porém, a procuradora-geral de Justiça, em nome do MPES, fez um apelo para que a população tenha empatia e solidariedade com o agravamento da pandemia. “O Ministério Público, como instituição cidadã, que deve velar pelos direitos fundamentais da pessoa, e nesse sentido a vida é o maior deles, faz um apelo para toda a população, para que tenhamos empatia, para que tenhamos união frente a tamanho desafio. Nós capixabas damos sempre exemplo de solidariedade e poderemos agora, juntos, dando as mãos e passando por mais esse momento difícil, caminhar para o final dessa pandemia”, salientou.
Luciana Andrade pediu ainda que a população, além do distanciamento social e da obediência às novas regras anunciadas, continue observando as normas básicas, mas essenciais, como o distanciamento social, o uso da máscara e a higienização das mãos. Explicou também que Ministério Público Estadual, assim como o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas, colaborará com os trabalhos do Estado principalmente por meio remoto, por já ter feito investimentos em tecnologia com essa finalidade. “Precisamos neste momento manter nossos trabalhos em casa e nas unidades ministeriais de forma segura e com as regras sanitárias sendo cumpridas”, acrescentou.
Veja as medidas mais restritivas em favor da vida divulgadas pelo governo do Estado.