Luciana Andrade destaca a parceria com a polícia no enfrentamento à violência contra as mulheres

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou na quarta-feira (17/03) de uma oficina virtual de capacitação com policiais militares para discutir a Lei Maria da Penha e a violência contra as mulheres. Luciana Andrade reforçou a importância da parceria e da atuação dos policiais no enfrentamento do feminicídio, um crime que tem índices elevados entre os capixabas.

O evento, que prevê uma série de oficinas virtuais com policiais militares e civis, é promovido pelo Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPES.

“Aproveito o momento para destacar a importância da relação entre o Ministério Público e a Polícia Militar do Estado. Somos instituições irmãs, que lutam pela defesa dos direitos fundamentais da pessoa. Sobretudo, agradeço à polícia no que concerne à segurança pública, que coloca, por meio de seus policiais, a própria vida em risco para nos manter em segurança. Faço agradecimento a cada um dos policiais que aqui se encontra, bem como aqueles que não podem, neste momento, usufruir dessa capacitação do Ministério Público. Agradeço, enquanto procuradora-geral de Justiça, liderança do Ministério Público, a cada um de vocês pelo trabalho que desempenham na sociedade. E também agradeço como cidadã e mãe”, destacou Luciana Andrade.

A promotora de Justiça e coordenadora estadual do Nevid, Cristiane Esteves Soares, destacou que existem sinais que podem indicar casos de violência. “A Polícia Militar, ao receber uma ocorrência, deve fazer avaliação de risco para auxiliar o sistema de Justiça. Verificar, por exemplo, se o agressor tem acesso a armas, se há instabilidade no relacionamento ou problemas de saúde. Essas características podem ser avaliadas como situações de risco. A mulher, quando se depara com a rede de atendimento, se sente mais forte e mais segura para enfrentar a situação”.

A psicóloga do Nevid Jocilene Marquesini ministrou palestra com o tema: “Aspectos psicossociais da violência de gênero, doméstica e familiar contra as mulheres”. Já a assistente social do Nevid Bianca Barcelos Rodrigues abordou o tema: “Rede de atendimento às mulheres em situação de violência”.

A capacitação destinada aos policiais militares vai continuar no decorrer de março até o dia 7 de abril, sempre das 13h às 16 horas. Já as oficinas voltadas aos policiais civis serão nos dias 14 e 15 de abril, no mesmo horário.

Veja os cartazes das oficinas:

Oficinas para os policiais militares
Oficinas para policiais civis

Confira a programação:

Policiais Militares
Grupo 4 – 24/03
Grupo 5 – 07/04
Horário: 13h – 16h

Policiais Civis
Grupo 1 – 14/04
Grupo 2 – 15/04
Horário: 13h – 16h