MPES acompanha ação de fiscalização das praias no domingo de quarentena contra a Covid-19
21/03/2021Com o objetivo de fiscalizar a atuação dos órgãos de controle do Estado e municipais no cumprimento das medidas mais restritivas durante a quarentena contra a Covid-19, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, participou na manhã de domingo (21/03) de uma fiscalização promovida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, sob a coordenação do secretário Alexandre Ramalho, pelas praias da Grande Vitória. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, também participaram da ação.
Ao percorrerem alguns locais de Vila Velha e sobrevoarem as praias, a fiscalização constatou que a maioria da população e dos comerciantes aderiu às normas mais restritivas adotadas para tentar reduzir a disseminação da Covid-19 e a superlotação de leitos de UTI.
Luciana Andrade destacou a importância da união de esforços em favor da vida neste momento mais crítico da pandemia, agradeceu a todos os envolvidos na ação de fiscalização e, principalmente, às pessoas que ficaram em casa, evitando aglomerações, conforme prevê o decreto estadual e as normativas municipais.
“Agradeço a transparência das ações das nossas forças policiais, dos Bombeiros e dos articuladores dos municípios, como Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Polícia de Posturas, com a intenção de realmente convencer a população, trazer os cidadãos para o que diz as normativas em relação à quarentena. Estou muito satisfeita com o que vi, tanto dos órgãos de fiscalização, além de completamente integrados, Estado e municípios, atestei equipes respeitando, orientando e conscientizando os cidadãos. Esses, por sua vez, cooperando, em sua grande maioria, com a quarentena, compreendendo que este momento desafiador exige um maior isolamento e distanciamento social”, ressaltou a procuradora-geral de Justiça.
A quarentena de 14 dias vai até 31 de março de 2021.