MPES promove webinário para debater o Direito Humano à Segurança Alimentar e Nutricional
24/03/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (Caco) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promoverá o curso “MP Debate: Direito Humano à Segurança Alimentar e Nutricional” na segunda-feira (29/03), das 14h às 16h. O objetivo do evento online é debater a ausência de segurança alimentar e nutricional e os impactos na vida das famílias capixabas.
Visando, também, compreender a importância do restaurante popular como mecanismo de garantia do direito humano à alimentação adequada e nutricionalmente saudável para as populações mais vulneráveis, o webinário é voltado a procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPES, representantes da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Direitos Humanos e da Subsecretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória.
Também fazem parte do público-alvo membros dos Conselhos Municipal e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, conselheiros estaduais e municipais de Assistência Social, participantes do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua (MNPR) e do Movimento de Trabalhadores em Situação de Rua (MTSR), bem como trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e demais interessados.
A abertura do evento será feita pela procuradora de Justiça e Dirigente do Caco, Celia Lucia Vaz de Araújo. A palestra será ministrada pelo nutricionista, mestre e doutorando em Saúde Coletiva pela Ufes, professor Marcelo Eliseu Sipione. O debate será com o professor Alcemi Almeida de Barros, nutricionista com atuação na Nutrição Social, voltada para a Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à alimentação adequada e políticas públicas.