MPES reforça a prefeitos importância de conter acesso às praias da Grande Vitória
25/03/2021Diante do agravamento da pandemia de Covid-19 no Espírito Santo, com o aumento do número de casos e de óbitos e a ampliação das internações em leitos de UTIs, o que levou ao anúncio nesta quinta-feira (25/03) de adoção de novas medidas mais restritivas na quarentena decretada pelo Governo capixaba, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, reforçou a importância do engajamento dos prefeitos da Grande Vitória para garantir o cumprimento das normas neste momento mais crítico de enfrentamento da doença e, principalmente, para evitar o acesso de pessoas às praiais da região.
O pedido de união de esforços foi feito por Luciana Andrade hoje durante reunião virtual coordenada pelo governador Renato Casagrande, com as presenças dos prefeitos Arnaldinho Borgo (Vila Velha), Sérgio Vidigal (Serra), Wanderson Bueno (Viana), Euclério Sampaio (Cariacica) e Lorenzo Pazolini (Vitória), de secretários municipais e estaduais, chefes das Polícias e do Corpo de Bombeiros e do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun.
A procuradora-geral de Justiça propôs aos prefeitos um pacto para a execução do fechamento dos acessos às praias e de maior orientação aos cidadãos no final de semana. “Proponho firmamos um pacto para executarmos a alteração de fechamento das praias e de orientação por meio de carros de som e de maior efetivo, tanto municipal quanto do Estado, para inibirmos esse número grande de pessoas que continua frequentando algumas praias, sobretudo na Grande Vitória”, salientou Luciana Andrade.
Medidas nesse sentido já foram adotadas com êxito em outras cidades, como em São Mateus, no Rio de Janeiro e em cidades da Baixada Santista (SP), explicou Luciana Andrade. Ela propôs, ainda, o fechamento dos estacionamentos em locais próximos à região litorânea, bem como a maior presença de carros de som com orientações às pessoas e maior efetivo de servidores municipais e estaduais, para auxiliar na conscientização dos cidadãos quanto à necessidade dessas ações como contenção à disseminação da Covid-19.
Apoio
A procuradora-geral de Justiça também elogiou a participação dos prefeitos dos cinco maiores municípios na reunião e os relatos feito por eles de que concordam com as normas mais restritivas anunciadas pelo Governo do Estado. “É muito positiva a presença de todos os prefeitos convidados, o que demonstra amadurecimento para a o diálogo. Estamos no caminho certo, com todos imbuídos no mesmo propósito, conseguiremos no final, com êxito, a diminuição do impacto na rede de saúde”, ressaltou.
Os prefeitos fizeram balanço das ações já adotadas em seus municípios para conter a pandemia e sugeriram outras providências pontuais para determinadas regiões. Todos elogiaram a decisão do Governo do Estado de instituir medidas ainda mais restritivas em relação às já anunciadas esta semana, como a suspensão do transporte coletivo, como forma de frear a propagação do novo coronavírus e o aumento da lotação dos leitos de UTI.
A reunião contou ainda com a presença de aproximadamente 20 membros do MPES que integram o Gabinete da Acompanhamento da Pandemia (GAP-Covid-19), além do subprocurador de Justiça Institucional do MPES, Alexandre José Guimarães; do coordenador da Assessoria de Integração e Relações Externas (Asre), procurador de Justiça Eder Pontes da Silva; e do secretário-geral do gabinete da procuradora-geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, e promotores de Justiça da assessoria do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça.