MPES notifica secretária de Saúde da Serra para saber quem não tomou a segunda dose contra Covid-19
30/04/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça da Serra, notificou a Secretária Municipal de Saúde daquele município para que faça um levantamento de quantas pessoas já foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e quantas ainda precisam de uma segunda dose e não retornaram. A notificação recomenda ainda que seja feito um cruzamento de dados com outras Secretarias de Saúde para que se verifique a imunização de segunda dose em outro município. Após esse levantamento, o MPES recomenda que sejam usados todos os meios, inclusive eletrônicos e digitais, para a realização de uma busca ativa de todos aqueles munícipes que não retornaram para a aplicação da segunda dose, divulgando a indispensabilidade dessa vacinação.
Da mesma forma, o MPES recomenda que se reserve quantitativo necessário de doses para a imunização das pessoas dos grupos prioritários, aptas ao recebimento da segunda dose, que ainda não compareceram para a imunização, adotando em relação a essas, prioritariamente, o acesso mediante livre demanda em unidades de saúde previamente estabelecidas.
Por fim, o MPES entende que o município deve abster-se de abrir vacinação de novos grupos, antes da existência e oferta de vacinas suficientes de 2ª dose para os grupos anteriores, já aptos a recebê-la, que não atingiram os percentuais mínimos de cobertura definidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.