Nevid promove encontro com a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres de Vila Velha

O Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (Ceaf), promoveu na quinta-feira (27/05) uma oficina para debater a questão da violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha. O curso faz parte do projeto “Fortalecendo redes: políticas públicas para mulheres no território” e teve como objetivo fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência em Vila Velha, além de qualificar o atendimento que é ofertado no município.

Voltado para promotores de Justiça, assessores e estagiários das Promotorias de Justiça de Vila Velha, além de profissionais que atuam no atendimento às mulheres em situação de violência, como conselheiras do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, o evento foi mediado pela coordenadora do Nevid, promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares. Ela explicou a forma de atuação do núcleo, que busca integrar os membros do MPES e a rede de enfretamento à violência contra a mulher nos municípios. “O projeto tem como objetivo dar aos membros do MPES mais informações da rede do município, para fomentar políticas públicas de proteção às mulheres em situação de violência”, destacou a coordenadora.

As palestras foram ministradas pela psicóloga do Nevid, Jocilene Marquesini, e pela assistente social do Nevid, Bianca Barcelos Rodrigues. Elas abordaram, respectivamente, os “Aspectos psicossociais da violência de gênero, doméstica e familiar contra as mulheres” e a “Rede de atendimento às mulheres em situação de violência e aspectos históricos”. Durante as apresentações, foram levantadas questões em relação aos tipos de violência, vulnerabilidade de gênero e o papel da mulher na sociedade brasileira. A coordenadora do Nevid também apresentou os aspectos gerais da Lei Maria da Penha.

Outras reuniões junto às redes de enfrentamento à violência contra as mulheres em municípios capixabas estão agendadas para este ano, sempre contando com o apoio do Nevid.