MPES discute meia dose da vacina contra a Covid-19 em Viana com Sesa, Fiocruz, Ufes e prefeitura

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio de Implementação das políticas de saúde (CAOPS), realizou uma reunião virtual na quinta-feira (10/06) para tratar do estudo científico que irá medir a eficácia da meia dose da vacina Astrazeneca Oxford/Fiocruz no município de Viana. Toda a população do município de Viana de 18 a 49 anos poderá ser vacinada contra a Covid-19 no dia 13 de junho, das 8h às 17h. A iniciativa, denominada “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19” combina vacinação com meia dose no público definido, além de acompanhamento da resposta imune e sequenciamento genético do novo Coronavírus (Covid-19).

O estudo é coordenado por equipes de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto, aprovado no Comitê de Ética da UFES-Hucam e Conep, será executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Fiocruz, o Hucam, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI), e a Prefeitura Municipal de Viana.

A reunião foi conduzida pela dirigente do CAOPS e coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19), promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei; e teve presenças do 1.º promotor de Justiça Cível de Viana, Franklin Gustavo Botelho Pereira; do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; da secretária de Saúde de Viana, Jaqueline D’Oliveira Jubini; da médica pesquisadora da Gerência de Atenção à Saúde do Hucam, Valéria Valim Cristo; do médico José Geraldo Mil; do infectologista e professor da Emescam,  Lauro Ferreira Pinto; do Pesquisador da Fiocruz/MG Olindo Assis Martins Filho; do pesquisador da Fiocruz e coordenador do Programa de Iniciação Científica, Daniel Antunes Maciel Villela; do diretor-geral do ICEPI, Fabiano Ribeiro dos Santos; e do médico da Fiocruz Luis Camacho.

Na reunião foram esclarecidos os detalhes da pesquisa, a escolha da população alvo, objetivos do estudo, testes a que a população será submetida, análise do termo do consentimento, resultados esperados e o acompanhando do público-alvo durante todo o período de estudo, entre outros temas.  Foram citados os inúmeros benefícios do estudo, não só para a população vianense, mas para todos os capixabas, brasileiros, e até mesmo para a população mundial.