MPES discute com secretário de Segurança ações conjuntas de enfrentamento à violência de gênero

Com o objetivo de fortalecer as ações conjuntas no enfrentamento à violência de gênero contra as mulheres, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, realizou na quarta-feira (16/06) uma reunião com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Alexandre Ramalho; com a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), delegada Cláudia Dematté; com o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), coronel Douglas Caus; e com o chefe do Estado-Maior Geral da PMES, coronel Antonio Marcos de Souza Reis.

Também participaram da reunião a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares; o dirigente do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), promotor de Justiça Nilton de Barros; o coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira; o promotor de Justiça com atribuição no Controle Externo da Atividade Policial da Grande Vitória, Aloyr Dias Lacerda; o chefe da Divisão de Polícia Comunitária da DDHPC, tenente-coronel Campos;  a gerente de Proteção à Mulher da Sesp, Michelle Meira; e o coordenador de Perícia Criminal do Interior, Carlos Alberto Dal Cin.

A procuradora-geral de Justiça ressaltou a importância da união de esforços entre as instituições, com foco na melhoria dos serviços prestados à população.  “O Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública são órgãos de Estado e juntos, as polícias e o MPES, atuando integrados em ações estratégicas, certamente alcançarão resultados mais profícuos em favor da proteção da sociedade. Foi isso que discutimos hoje e discutiremos em outras oportunidades, com reuniões sistemáticas debatendo pontos de interesses comuns, de forma a intensificar resultados que beneficiem a população”, salientou Luciana Andrade.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho, também destacou da importância da parceria. “É importantíssimo para nós, da Segurança Pública, estarmos com o Ministério Público atendendo às solicitações e às observações da instituição, que são sempre pertinentes, para que possamos estreitar o melhor atendimento à sociedade capixaba. Agradeço a acolhida da doutora Luciana e dos demais promotores de Justiça e coloco a Segurança Pública à inteira disposição do Ministério Público”, afirmou.

A reunião, realizada no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, seguiu todos os cuidados necessários de biossegurança contra a Covid-19.

Confira foto da reunião