MPES fiscaliza trabalhos de limpeza da área afetada por derramamento de óleo por carreta-tanque
07/07/2021O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Marechal Floriano e do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), informa que foi instaurado um procedimento que acompanha as consequências decorrentes do acidente ocorrido no município de Marechal Floriano, na BR 262, Km 64, sentido Pedra Azul/Domingos Martins, envolvendo uma carreta-tanque carregada com óleo diesel na terça-feira (06/07). Foram expedidos ofícios para apresentação de relatórios técnicos dos órgãos responsáveis e feita uma vistoria no local pela equipe do Caoa para verificar o impacto causado ao meio ambiente.
Os trabalhos devem continuar ao longo dessa semana. Foi feito o transbordo de aproximadamente 23 mil litros de óleo diesel remanescente da carreta-tanque, que foi retirada do local seguindo os procedimentos de segurança, com a coordenação do Corpo de Bombeiros. O MPES acompanha também as autuações feitas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que pedem a limpeza, destinação e recuperação da área afetada.
Foram colocadas barreiras de absorção nas saídas dos cursos de água por onde ocorreram as infiltrações. A limpeza da área teve início na quarta-feira (07/07) e o MPES fará novas vistorias nos próximos dias para verificar as conclusões dos trabalhos e em que grau os procedimentos adotados minimizaram o impacto ao meio ambiente. O combustível escoou para as margens da rodovia, em direção ao Rio Jucu. As barreiras montadas, em princípio, estão funcionando e o diesel não atingiu diretamente os mananciais hídricos.
O Iema deve encaminhar relatório com o detalhamento da extensão do vazamento e o impacto para a região, bem como a Cesan deve informar a necessidade de suspensão de abastecimento de água, vez que o Rio Jucu está bem próximo da área atingida e é uma das fontes de captação para o abastecimento da população de Marechal Floriano, Domingos Martins e Grande Vitória. A Promotoria de Justiça de Marechal Floriano também contatou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que acompanhe os detalhes desse acidente.