Workshop do MPES para jornalistas debate o Sistema de Justiça Criminal e o Tribunal do Júri
27/07/2021Com o objetivo de estreitar as relações entre a instituição e os veículos de comunicação e proporcionar aos jornalistas que atuam na área e demais interessados um melhor entendimento da Justiça Criminal e da dinâmica de um júri, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Assessoria de Comunicação (ASCM) e do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promoveu na terça-feira (27/07) o “Workshop com a imprensa: Sistema de Justiça Criminal e Júri – do crime ao trânsito em julgado”. O evento virtual, com vagas limitadas, contou com cerca de 20 participantes.
O dirigente do CACR do MPES, promotor de Justiça Nilton de Barros, ressaltou a importância da aproximação da instituição com os profissionais da imprensa. “Nossa ideia é compartilhar conhecimentos básicos do funcionamento do Sistema de Justiça Criminal para facilitar o trabalho do jornalista, orientando-o de forma técnica, além de trocar experiências”, disse.
Nilton de Barros fez uma breve explanação do Código de Processo Penal (CPP) voltado para a atuação do Ministério Público do momento do crime até os recursos após a sentença. Diferenciou a atuação das polícias (Civil, Militar e Guarda Municipal) e o papel desempenhado pelo Ministério Público, pelo Poder Judiciário, pela Defensoria Pública e pelos advogados, entre outros pontos abordados. Ao final, respondeu às perguntas dos profissionais da imprensa, aprofundando temas como a audiência de custódia, a definição do valor de pagamento de fiança, a diferença entre impronúncia e absolvição sumária, a demora processual e o adiamento de júris, questões presentes no dia a dia da imprensa capixaba.
Didático
O curso foi bem recebido pelos participantes. O jornalista Maike Trancoso elogiou a iniciativa da ASCM. “Parabéns para toda a equipe pela iniciativa. É muito importante para todos nós, para melhoramos os nossos trabalhos”. O jornalista André Vinícius destacou o “conteúdo bem didático” do workshop. Já a jornalista Michelle Nascimento Melo classificou o curso com “excelente”.
O workshop foi organizado pelos jornalistas da ASCM, Vera Ferraço, Rubem Roschel, Radanezi Amorim e Maryangela Souza Lopes. A ASCM tem como estratégia promover novos cursos voltados para profissionais da imprensa, de forma a destacar o trabalho desenvolvido pelos membros do MPES, nas diferentes áreas de atuação, no viés de auxiliar e dar subsídios para a cobertura midiática que abrange a instituição.