MPES participa de lançamento da pedra fundamental de nova penitenciária em Vila Velha

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), participou na manhã de sexta-feira (13/08) de cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Penitenciária Estadual de Vila Velha VI (PEVVVI), no Complexo de Xuri, em Vila Velha.

Entre os presentes na solenidade e visita às obras, estavam o coordenador do Getep, promotor de Justiça Cezar Augusto Ramaldes da Cunha Santos; as promotoras de Justiça Carla Mendonça Miranda Barreto e Viviane Barros Partelli Pioto; o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; a vice-governadora Jacqueline Moraes; o secretário estadual de Justiça, Marcello Paiva de Mello; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior; além de representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e da Defensoria Pública Estadual.

O coordenador do Getep ressaltou que a iniciativa está em conformidade com cumprimento da legislação. “O início das obras significa um alento, pois o sistema prisional do Estado funciona com ocupação acima da sua capacidade ideal e a abertura de novas vagas mostram a preocupação do Governo em implementar e dar efetividade aos dispositivos da Lei de Execução Penal”, ressaltou Cezar Ramaldes.

Com investimento de R$ 57 milhões, o novo presídio conta com 800 vagas físicas, distribuídas nas galerias, além de instalações de triagem e isolamento. Cerca de 300 empregos devem ser gerados durante a execução das obras da penitenciária, que têm prazo para conclusão de 12 meses.

– Com informações do Governo do Estado do Espírito Santo